Relaciona o número de matrículas de crianças entre zero a três anos de idade em estabelecimentos públicos ou privados da educação infantil (creches) com a população de crianças nessa faixa etária.
A taxa líquida de cobertura em creches é calculada pela razão entre o número de matrículas de crianças entre zero a três anos de idade em creche e a população correspondente à faixa etária entre zero e três anos de idade.
Em virtude da possibilidade de assistência aos municípios vizinhos que não possuem vagas suficientes para atender a própria demanda por vagas em creches, alguns municípios podem apresentar taxas de cobertura superestimadas, ou superiores a 100%.
Inclui matrículas em turmas de atendimento complementar e Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Ensino Regular.
Fontes (população de referência):
Para os anos de 2000 e 2010: IBGE - Censos Demográficos.
Para os anos de 2001 a 2006: IBGE - Estimativas preliminares para os anos intercensitários dos totais populacionais, estratificadas por idade e sexo pelo MS/SGEP/Datasus.
Para os anos de 2007 a 2009: IBGE - Estimativas elaboradas no âmbito do Projeto UNFPA/IBGE (BRA/4/P31A) - População e Desenvolvimento. Coordenação de População e Indicadores Sociais.
De 2011 a 2021: Estimativas populacionais produzidos pelo IBGE e enviadas ao TCU estratificadas por idade pela Fundação Abrinq.
Para os anos de 2022 e 2023: Censo Demográfico de 2022.
Baixar todos os dados do indicador