Proporção de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental com aprendizagem adequada em Matemática
Identifica a proporção percentual de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental matriculados na Rede Pública com aprendizagem adequada em Matemática, a partir dos resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). O objetivo da avaliação é traçar um diagnóstico da alfabetização dos alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, com base em amostras de todas as Unidades da Federação do País.
A seguinte escala de pontuação deriva dos critérios descritos em cada nível para a qualificação do aluno nas provas de Matemática:
NÍVEL 1 (até 425 pontos)
Neste nível, os estudantes provavelmente são capazes de:
● Associar figura geométrica espacial ou plana a imagem de um objeto; contagem de até 20 objetos dispostos em forma organizada ou desorganizada à sua representação por algarismos.
● Reconhecer planificação de figura geométrica espacial (paralelepípedo).
● Identificar maior frequência em gráfico de colunas, ordenadas da maior para a menor.
● Comparar comprimento de imagens de objetos; quantidades pela contagem, identificando a maior quantidade, em grupos de até 20 objetos organizados
NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos)
Além das habilidades descritas nos níveis anteriores, os estudantes provavelmente são capazes de:
● Associar a escrita por extenso de números naturais com até três ordens à sua representação por algarismos.
● Reconhecer figura geométrica plana a partir de sua nomenclatura; valor monetário de cédulas ou de agrupamento de cédulas e moedas.
● Identificar registro de tempo em calendário; uma figura geométrica plana em uma composição com várias outras; identificar frequência associada a uma categoria em gráfico de colunas ou de barras; identificar frequência associada a uma categoria em tabela simples ou de dupla entrada (com o máximo de 3 linhas e 4 colunas, ou 4 linhas e 3 colunas).
● Comparar quantidades pela contagem, identificando a maior quantidade, em grupos de até 20 objetos desorganizados; quantidades pela contagem, identificando quantidades iguais; números naturais não ordenados com até três algarismos.
● Completar sequências numéricas crescentes de números naturais, de 2 em 2, de 5 em 5 ou de 10 em 10.
● Compor número de dois algarismos a partir de suas ordens.
● Calcular adição (até 3 algarismos) ou subtração (até 2 algarismos) sem reagrupamento.
NÍVEL 3 (maior que 525 até 575 pontos)
Além das habilidades descritas no nível anterior, o estudante provavelmente é capaz de:
● Identificar frequências iguais em gráfico de colunas; identificar gráfico que representa um conjunto de informações dadas em um texto; identificar frequência associada a uma categoria em tabela de dupla entrada (com mais de 4 colunas, ou mais de 4 linhas).
● Completar sequência numérica decrescente de números naturais não consecutivos.
● Calcular adição de duas parcelas de até 03 algarismos com apenas um reagrupamento (na unidade ou na dezena); subtração sem reagrupamento envolvendo pelo menos um valor com 3 algarismos.
● Resolver problema, com números naturais maiores do que 20, com a ideia de retirar; problema de divisão com ideia de repartir em partes iguais, com apoio de imagem, envolvendo algarismos até 20.
NÍVEL 4 (maior que 575 pontos)
Além das habilidades descritas no nível anterior, o estudante provavelmente é capaz de:
● Reconhecer decomposição canônica (mais usual) de números naturais com três algarismos; composição ou decomposição não canônica (pouco usual) aditiva de números naturais com até três algarismos.
● Identificar uma categoria associada a uma frequência específica em gráfico de barra.
● Calcular adição de duas parcelas de até 03 algarismos com mais de um reagrupamento (na unidade e na dezena); subtração de números naturais com até três algarismos com reagrupamento.
● Resolver problema, com números naturais de até três algarismos, com as ideias de comparar, não envolvendo reagrupamento; com números naturais de até três algarismos, com as ideias de comparar ou completar, envolvendo reagrupamento; de subtração como operação inversa da adição¸ com números naturais; de multiplicação com a ideia de adição de parcelas iguais, de dobro ou triplo, de combinação ou com a ideia de proporcionalidade, envolvendo fatores de 1 algarismo ou fatores de 1 e 2 algarismos; de divisão com ideia de repartir em partes iguais, de medida ou de proporcionalidade (terça e quarta parte), sem apoio de imagem, envolvendo números de até 2 algarismos.