Proporção de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental com aprendizagem adequada em Matemática

Identifica a proporção percentual de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental matriculados na Rede Pública com aprendizagem adequada em Matemática, a partir dos resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). O objetivo da avaliação é traçar um diagnóstico da alfabetização dos alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, com base em amostras de todas as Unidades da Federação do País.

carregando indicadores
Compare com outras localidades

Localidade
Filtro
Último valor

Nota técnica

A seguinte escala de pontuação deriva dos critérios descritos em cada nível para a qualificação do aluno nas provas de Matemática:

NÍVEL 1 (até 425 pontos)

Neste nível, os estudantes provavelmente são capazes de: 

● Ler horas e minutos em relógio digital; medida em instrumento (termômetro, régua) com valor procurado explícito. 
● Associar figura geométrica espacial ou plana a imagem de um objeto; contagem de até 20 objetos dispostos em forma organizada ou desorganizada à sua representação por algarismos. 
● Reconhecer planificação de figura geométrica espacial (paralelepípedo). 
● Identificar maior frequência em gráfico de colunas, ordenadas da maior para a menor. 
● Comparar comprimento de imagens de objetos; quantidades pela contagem, identificando a maior quantidade, em grupos de até 20 objetos organizados

NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos)

Além das habilidades descritas nos níveis anteriores, os estudantes provavelmente são capazes de: 

● Ler medida em instrumento (balança analógica) identificando o intervalo em que se encontra a medida. 
● Associar a escrita por extenso de números naturais com até três ordens à sua representação por algarismos. 
● Reconhecer figura geométrica plana a partir de sua nomenclatura; valor monetário de cédulas ou de agrupamento de cédulas e moedas. 
● Identificar registro de tempo em calendário; uma figura geométrica plana em uma composição com várias outras; identificar frequência associada a uma categoria em gráfico de colunas ou de barras; identificar frequência associada a uma categoria em tabela simples ou de dupla entrada (com o máximo de 3 linhas e 4 colunas, ou 4 linhas e 3 colunas). 
● Comparar quantidades pela contagem, identificando a maior quantidade, em grupos de até 20 objetos desorganizados; quantidades pela contagem, identificando quantidades iguais; números naturais não ordenados com até três algarismos.
● Completar sequências numéricas crescentes de números naturais, de 2 em 2, de 5 em 5 ou de 10 em 10. 
● Compor número de dois algarismos a partir de suas ordens. 
● Calcular adição (até 3 algarismos) ou subtração (até 2 algarismos) sem reagrupamento. 
 

 NÍVEL 3 (maior que 525 até 575 pontos)

Além das habilidades descritas no nível anterior, o estudante provavelmente é capaz de: 

● Associar um agrupamento de cédulas e/ou moedas, com apoio de imagem ou dado por meio de um texto, a outro com mesmo valor monetário. 
● Identificar frequências iguais em gráfico de colunas; identificar gráfico que representa um conjunto de informações dadas em um texto; identificar frequência associada a uma categoria em tabela de dupla entrada (com mais de 4 colunas, ou mais de 4 linhas). 
● Completar sequência numérica decrescente de números naturais não consecutivos. 
● Calcular adição de duas parcelas de até 03 algarismos com apenas um reagrupamento (na unidade ou na dezena); subtração sem reagrupamento envolvendo pelo menos um valor com 3 algarismos. 
● Resolver problema, com números naturais maiores do que 20, com a ideia de retirar; problema de divisão com ideia de repartir em partes iguais, com apoio de imagem, envolvendo algarismos até 20. 

NÍVEL 4 (maior que 575 pontos)

Além das habilidades descritas no nível anterior, o estudante provavelmente é capaz de: 

● Ler medida em instrumento (termômetro) com valor procurado não explícito; horas e minutos em relógios analógicos, identificando marcações de 10, 30 e 45 minutos, além de horas exatas. 
● Reconhecer decomposição canônica (mais usual) de números naturais com três algarismos; composição ou decomposição não canônica (pouco usual) aditiva de números naturais com até três algarismos. 
● Identificar uma categoria associada a uma frequência específica em gráfico de barra. 
● Calcular adição de duas parcelas de até 03 algarismos com mais de um reagrupamento (na unidade e na dezena); subtração de números naturais com até três algarismos com reagrupamento. 
● Resolver problema, com números naturais de até três algarismos, com as ideias de comparar, não envolvendo reagrupamento; com números naturais de até três algarismos, com as ideias de comparar ou completar, envolvendo reagrupamento; de subtração como operação inversa da adição¸ com números naturais; de multiplicação com a ideia de adição de parcelas iguais, de dobro ou triplo, de combinação ou com a ideia de proporcionalidade, envolvendo fatores de 1 algarismo ou fatores de 1 e 2 algarismos; de divisão com ideia de repartir em partes iguais, de medida ou de proporcionalidade (terça e quarta parte), sem apoio de imagem, envolvendo números de até 2 algarismos.

Baixar todos os dados do indicador

Excel (csv) LibreOffice (ods) Excel (xls)