Taxa bruta de cobertura em Creches

Identifica o número de matrículas em estabelecimentos públicos ou privados da Educação Infantil (Creches) em relação a população de crianças na faixa etária correspondente com acesso a esses estabelecimentos.

carregando indicadores
Compare com outras localidades

Localidade
Filtro
Último valor

Nota técnica

A taxa de cobertura em creches é calculada pela razão entre o número de matrículas e a população correspondente à faixa etária entre 0 e 3 anos. 

Em virtude da possibilidade de assistência aos municípios vizinhos que não possuem vagas suficientes para atender a própria demanda por vagas em creches, alguns municípios podem apresentar taxas de cobertura superestimadas, ou superiores a 100%.

Inclui matrículas em turmas de atendimento complementar e Atendimento Educacional Especializado (AEE)  e Ensino Regular.

Fontes (população de referência):

Para os anos de 2000 e 2010: IBGE - Censos Demográficos.

Para os anos de 2001 a 2006: IBGE - Estimativas preliminares para os anos intercensitários dos totais populacionais, estratificadas por idade e sexo pelo MS/SGEP/Datasus.

Para os anos de 2007 a 2009: IBGE - Estimativas elaboradas no âmbito do Projeto UNFPA/IBGE (BRA/4/P31A) - População e Desenvolvimento. Coordenação de População e Indicadores Sociais.

Para os anos de 2011 a 2018: Estimativas populacionais produzidos pelo IBGE  e enviadas ao TCU estratificadas por idade pela Fundação Abrinq.

As estimativas populacionais para a referência do cálculo de 2011 a 2018 tiveram sua metodologia alterada em 2018.

Baixar todos os dados do indicador

Excel (csv) LibreOffice (ods) Excel (xls)